Bombeiros na Turquia controlaram seis dos nove incêndios florestais que devastam a província de Izmir, no oeste do país, disseram autoridades na sexta-feira (4), depois que as chamas mataram duas pessoas e forçaram milhares a deixarem as casas no início da semana.
Ventos fortes e linhas de energia defeituosas alimentaram as chamas, disseram autoridades.
“Com os esforços intensos dos nossos heróis durante toda a noite e a intervenção aérea ao amanhecer, o incêndio em Cesme foi controlado”, disse o Ministro Florestal Ibrahim Yumakli no X.
“Nossos esforços intensos por ar e terra continuam a controlar os incêndios em Odemis e Buca”, acrescentou.
A Grécia e outros países mediterrâneos estão em uma área apelidada pelos cientistas de “ponto crítico de incêndios florestais” — com incêndios comuns durante verões quentes e secos. Nos últimos anos, esses incêndios se tornaram mais destrutivos devido às rápidas mudanças climáticas.
O governador de Izmir, Suleyman Elban, disse que o principal desafio eram os ventos fortes e instáveis. “Eles mudam constantemente de direção”, disse ele a repórteres.
Elban disse que nove aviões, 22 helicópteros e 1.100 veículos estavam combatendo os incêndios na região.
Duas pessoas morreram na quinta-feira (4): um homem de 81 anos acamado e um operador de retroescavadeira que morreu enquanto ajudava no combate ao fogo, informou a mídia estatal.
Elban disse que as descobertas preliminares indicaram que os incêndios recentes na província, incluindo aqueles controlados no início da semana, foram causados por cabos de energia.
