Uma nova pesquisa do Instituro de Pesquisa Realtime Big Data apontouque 66% dos barileiros acreditam que o Brasil deve impor tarifas aos produtos norte-americanos como forma de retaliar as tarifas de 50% sobre exportações brasileiras para os Estados Unidos. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (16) e ouviu 1500 pessoas entre os dias 14 e 15 de julho, em todas as regiões do país. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
O restante das respostas ficaram divididas entre os que são contra a retaliação (16%) e os que concordam, mas dependendo do impacto da taxação (18%).
Outros dois pontos foram consultados, um deles sobre a aprovação da medida anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Enquanto 69% discordaram, 31% foram a favor da tarifa.
O último tópico questionado foi referente aos impactos do tarifaço para a economia brasileira. Ao todo, 86% dos ouvidos acreditam que a medida será prejudicial, no entanto, para 45% o prejuízo será grande e para 41% acham que será pequeno. Os outros 6% acreditam que a tarifa não vai afetar o Brasil, enquanto 8% não souberam responder.
