A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), lançou edital oferecendo 100 bolsas de intercâmbio para estudantes do 8º ano e professores de inglês da rede municipal. As inscrições seguem até 10 de setembro, de forma exclusiva pelo link disponível no edital.
Ao todo, serão 84 vagas para estudantes regularmente matriculados e 16 para professores efetivos de língua inglesa. O objetivo do programa é ampliar horizontes, incentivar o conhecimento e fortalecer a aprendizagem, destacou a secretária de Educação, América Castro.
Segundo ela, a iniciativa busca despertar protagonismo e olhar global nos alunos, mantendo a identidade pessoense. O edital detalha documentação exigida, critérios de avaliação e etapas da seleção. Para participar, candidatos deverão utilizar e-mail institucional.
Experiência internacional
Os cursos terão duração de três semanas no formato summer school e ocorrerão em instituições de referência no Reino Unido e Canadá. Além das aulas, os participantes terão atividades culturais, pedagógicas e sociais, que irão enriquecer a imersão linguística e intercultural.
Requisitos para estudantes e professores
Entre as exigências para estudantes, estão:
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Idade mínima de 13 anos até a inscrição.
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Média anual igual ou superior a 8,0 em português e inglês, além de 7,0 em matemática.
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Frequência mínima de 90% nas aulas.
Já os professores devem comprovar três anos de atuação na rede, ter sido assíduos nos últimos 12 meses e não ter participado de intercâmbio público nos últimos três anos.
Destinos e períodos
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Inglaterra (novembro de 2025): 42 estudantes e 8 professores.
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Canadá (abril de 2026): outros 42 estudantes e 8 professores.
Processo seletivo
A seleção será feita em duas etapas:
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Eliminatória e classificatória.
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Apenas classificatória.
Em ambas, será necessário apresentar documento oficial com foto.